A interpretação esotérica de Pinocchio

Para ver esse post inteiro clique no titulo

Lançado em 1940, Pinóquio é um clássico da Disney continua a ser apreciada por crianças e adultos ao redor do mundo. No entanto, tele história deste marionete de madeira esconde uma alegoria espiritual baseada nos ensinamentos esotéricos, que raramente é discutido. Vamos olhar para as origens desta aventura animada e seu significado subjacente.


A primeira vez que assisti Pinocchio como uma criança em uma fita VHS mal gravado com meu irmãozinho enquanto come Fugee-O. Gostei das melodias cativantes e Grilo Falante. Eu, contudo, foi aterrorizada pelo Coachman e eu não gostava muito da parte debaixo d'água. Isso é muito bonito o que eu me lembrei deste clássico da Disney até recentemente. Em uma noite de domingo preguiçoso, me deparei com o "remasterizados digitalmente" filme na TV e eu assisti-lo "por causa do tempo velho". O que era suposto ser uma divertida viagem para baixo memória pista tornou-se uma revelação chocante: Pinóquio foi um dos filmes mais profundos que eu já assisti. Poderia ser uma alegoria sobre a espiritualidade ea grande sociedade moderna? Eu detectar indícios de iniciação nos mistérios ocultos? Eu imediatamente comecei a pesquisar as origens de Pinóquio e todas as minhas teorias foram abundante mente confirmada.


Escusado será dizer que este filme é agora um grampo na cultura popular de hoje. Quantas pessoas ainda não assisti esse filme? Por outro lado, quantas pessoas estão cientes do verdadeiro significado de Pinóquio subjacente? Por trás da história da marionete tentando se tornar um bom menino é uma história profundamente espiritual que tem suas raízes nas escolas Mistério do ocultismo. Através dos olhos de um novato, a história das crianças sobre o "ser bom" cheia de lições sobre "não mentir" torna-se uma busca do homem de sabedoria e iluminação espiritual. Os comentários brutalmente honesto social de Pinóquio mostra uma visão sombria do nosso mundo moderno e determina, talvez, uma maneira de escapar às suas armadilhas. Através do fundo do autor e referências literárias, pode-se compreender o significado oculto gnóstica de Pinóquio. 
















Origens de Pinóquio

















Carlo Lorenzini aka Carlo Collodi







Pinóquio foi originalmente escrita por Carlo Lorenzini (conhecido por seu pseudônimo, Carlo Collodi), entre 1881 e 1883 na Itália. Lorenzini iniciou sua carreira escrevendo em jornais (Il Lampione e Il Fanfulla), onde ele costumava sátira para expressar suas opiniões políticas. Em 1875, ele entrou no mundo da literatura infantil e é usado para transmitir esta tomada de suas convicções políticas. A série Giannettino, por exemplo, muitas vezes refere à unificação da Itália.




"Lorenzini ficou fascinado com a idéia de usar um amável, personagem malandro como um meio de expressar suas próprias convicções através da alegoria. Em 1880 começou a escrever Storia di un burattino ("A história de uma marionete"), também chamado de Le Avventura di Pinocchio, que foi publicado semanalmente no Il Giornale dei Bambini (o primeiro jornal italiano para crianças). "Fonte

 
Le Avventura di Pinocchio, um conto de fadas que descreve as aventuras de uma marionete obstinado em sua busca para se tornar um menino de verdade, foi publicado em 1883 (você pode ler o livro original aqui, se quiser).








Lorenzini de trabalho não foi apenas política. Seus escritos, especialmente Le Avventura di Pinocchio continha uma grande quantidade de aspectos metafísicos que são frequentemente ignorados pelos leitores modernos.Um fato importante necessárias para compreender plenamente a profundidade de trabalho Lorenzini é que ele era um maçom ativo. Em um ensaio chamado Pinóquio, Mio Fratello (Pinocchio, meu irmão) maçom italiano Giovanni Malevolti descreve o contexto maçônico de Lorenzini:




"Início de Carlo Collodi em Maçonaria, mesmo se não pode ser encontrado em todos os registros oficiais, é universalmente reconhecido e é frequentemente referido. Aldo Mola, um pedreiro não, que é geralmente definido como um historiador oficial da Maçonaria, manifestou com grande certeza início do escritor para a família maçônica. Acontecimentos na vida de Collodi parecem confirmar esta tese: a criação em 1848 de um documento chamado "Il Lampione" (The Beacon), que, como afirma Lorenzini, "iluminado todos os que estavam oscilando na escuridão", ele também se considerava um "discípulo apaixonado de Mazzini" (maçom proeminente italiano e revolucionário). "







Collodi também podem ser encontradas neste documento publicado pela Grande Loja do All England anúncio maçons famosos.







Malevolti continua:



"Há duas maneiras de ler" As Aventuras de Pinóquio ". O primeiro é o que eu chamaria de "profano", onde o leitor, muito provavelmente, uma criança, aprende sobre os percalços do boneco de madeira. A segunda é uma leitura a partir de um ponto de vista maçônico, onde o simbolismo pesado será concluída, sem substituir, a narração simples e lineary de eventos ".
- Giovanni Malevolti, Pinocchio, Mio Fratello (tradução livre)
Lorenzini escreveu Pinóquio segue a longa tradição de textos místicos: uma história narrativa simples que pode ser apreciado pelas massas com um significado oculto reservado aos "saber".









Análise do Filme













Há muitas diferenças entre o livro de Collodi e do filme da Disney. A história foi simplificada e Pinóquio se tornou um feliz-go-lucky caráter inocente ao invés do ingrato e teimoso desajuste do livro original. Todos os elementos fundamentais no entanto, ainda estão presentes na adaptação do filme ea mensagem subjacente permanece intocado. (Ouvi dizer que você pode assistir o filme inteiro aqui, mas eu não tenho certeza).




















A Criação




O filme começa com Gepeto, um carpinteiro italiano, transformando um pedaço de madeira em uma marionete.Ele dá o boneco traços humanos, mas continua a ser um boneco sem vida. Gepeto é, de certa forma, o Demiurgo de Platão e dos gnósticos. A palavra "Demiurgo" é literalmente traduzido do grego para "fabricante, artesão ou artífice." Em termos filosóficos, o Demiurgo é o "deus menor" do físico mundo, a entidade que cria seres imperfeitos que são apresentados para as armadilhas da vida material. casa de Geppetto está cheio de relógios de seu ofício, que, como você deve saber, são usados para medir o tempo, uma das grandes limitações do plano físico.
"Fora do pleroma foi individualizado o Demiurgo, o mortal imortal, a quem nós somos responsáveis por nossa existência física e do sofrimento que temos de percorrer em conexão com ela"
- P. Hall Manly, Ensinamentos Secretos de Todas as Idades
Gepeto criou uma marionete de ótima aparência, mas ele percebe que precisa da ajuda do "Grande Deus" para dar Pinocchio a centelha divina necessária para se tornar um menino de "real" ou, em termos esotéricos, um homem iluminado. Então, o que ele faz? Ele "deseja a uma estrela". Ele pede a Deus Maior (Grande Arquiteto da maçonaria) para infundir Pinóquio com alguma da sua essência divina.
Poderia ser a estrela Sirius, a Estrela Flamejante da Maçonaria?




























A "Fada Azul", o representante do Grande Deus, em seguida, desce à terra para dar Pinocchio uma centelha da Mente Universal, o "Nous" dos gnósticos.





"Foi afirmado pelos cristãos gnósticos que a redenção da humanidade foi assegurada através da descida do Nous (Mente Universal), que era um grande ser espiritual superior ao Demiurgo e que, entrando na constituição do homem, conferiu a imortalidade consciente sobre o fabricações Demiurgo ".
- Ibid.











A Fada confere a Pinóquio o dom da vida e do livre-arbítrio. Embora ele esteja vivo, ele não é ainda um verdadeiro "menino". Mistério escolas ensinam que a vida real só se inicia após a iluminação. Tudo o que antes isso não é nada, mas lenta decadência. Pinóquio Quando pergunta "Eu sou um menino de verdade?", a Fada responde:"Não, Pinóquio. Para fazer Gepeto desejo se tornar realidade será totalmente até você. Prove-se corajoso, sincero e desinteressado e um dia você vai ser um menino de verdade".


Este tema da auto-confiança e auto-aperfeiçoamento é fortemente inspirado pelos ensinamentos gnósticos / maçônica: a salvação espiritual é algo que tem de ser merecido por auto-disciplina, auto-conhecimento e força de vontade intensa. Maçons simbolizar este processo com a alegoria da Rough e Ashlar Perfeito.
"Na Maçonaria especulativa, uma pedra bruta é uma alegoria para o maçom não iniciados antes de sua descoberta de iluminação. Ashlar A Perfect é uma alegoria de um maçom, que, através da educação maçônica, trabalha para conseguir uma vida decentes e diligentemente se esforça para obter a iluminação. No Grau Companheiro, nós vemos o uso do Rough e pedras de cantaria perfeitas. A lição a ser aprendida é que, por meio da educação e da aquisição de conhecimentos, um homem melhora o estado de seu ser espiritual e moral.Como o homem, cada pedra bruta começa como uma pedra imperfeita. Com a educação, a cultura eo amor fraternal, o homem é moldado em um ser que tenha sido julgado pelo quadrado da virtude e rodeada pelas bússolas de seus limites, dada a nós por nosso Criador ".
- Loja Maçônica da Educação, da Fonte
Da mesma forma que os maçons representam o processo de iluminação a partir da transformação de uma pedra bruta em uma suave, Pinocchio inicia sua jornada como um pedaço de madeira em bruto e procurará suavizar suas bordas, para finalmente se tornar um menino de verdade. Nada, no entanto, entregue a ele. Um processo alquímico, interior precisa ocorrer para que ele seja digno de iluminação. Ele tem que atravessar a vida, sua luta contra as tentações, e, usando a sua consciência (encarnado pelo Grilo Falante), ele tem que encontrar o caminho certo. O primeiro passo é ir para a escola (simbolizando o conhecimento). Depois disso, as tentações da vida vêm rapidamente ao longo do caminho de Pinóquio.

A tentação da fama e fortuna

Em seu caminho para a escola, Pinóquio é interrompido por Foulfellow a Fox (não um nome muito confiável) e Gideon o gato que atraí-lo para o caminho fácil "para o sucesso": o show business. Apesar das advertências de sua consciência, a marionete segue os personagens obscuros e é vendido a Stromboli, o promotor do show de marionetes beligerante.
Durante sua performance, Pinóquio está familiarizado com os lados da estrada até "fácil": a fortuna da fama, e até mesmo bonecos mulheres quentes.






Pinóquio no entanto aprende rapidamente a grandes custos deste aparente sucesso: ele não pode voltar a ver seu pai (o Criador), o dinheiro que ele gera é usada apenas para enriquecer Stromboli, seu treinador ", e vê o que o destino o espera quando ele envelhece.
Um retrato bastante negativo do show business, não é? Ele é basicamente nada mais do que ... um fantoche.Depois de ver a verdadeira natureza do "caminho fácil", Pinocchio realiza o triste estado que ele está dentro Ele é animal enjaulado como um animal e à mercê de um titereiro cruel. Ele foi levado a vender a sua alma.
Pinóquio então ganha de volta sua consciência (Grilo Falante) e tenta fugir. Toda a boa consciência no mundo não pode, no entanto salvá-lo, Cricket não pode abrir a fechadura. Nada menos do que uma intervenção divina é necessário para salvá-lo, mas não antes de ele ser fiel a Fairy (o mensageiro divino) e, sobretudo, a si mesmo.

As Tentações de Earthly Pleasures

De volta no caminho certo, Pinocchio é interrompido novamente por Foulfellow a Fox que atrai-lo para ir a "Pleasure Island", um lugar com nenhuma escola (conhecimento) e as leis (moral). As crianças podem comer, beber, fumar, combater e destruir a vontade, tudo sob o olhar atento do cocheiro.
Pleasure Island é uma metáfora para a vida "profano", caracterizado pela ignorância, a busca de gratificação imediata ea satisfação dos mais baixos impulsos a um. O cocheiro incentiva esse comportamento sabendo que é um método perfeito para criar escravos. Os rapazes que se entregam a este estilo de vida bastante emburrecidos transformar em burros e são explorados pelos Coachman para trabalhar em uma mina. Outra representação bastante sombria, desta vez das massas ignorantes.
Pinóquio se começa a transformar-se em um burro. Em termos esotéricos, ele é parecido com o seu material próprio, personificado por este animal teimoso, que o seu eu espiritual. Esta parte da história é uma referência literária de Apuleio " As Metamorfoses ou Asno de Ouro, um clássico estudado em escolas do mistério, como a Maçonaria .




As Metamorfoses descreve as aventuras de Lúcio, que é tentado pelas maravilhas de mágica, por causa de sua tolice, se transforma em um asno. Isso leva a uma viagem longa e árdua, onde ele é finalmente salvos pela Isis e junta-se o seu culto do mistério. A história das metamorfoses muitas semelhanças com o Pinóquio por sua linha de história, a sua alegoria espiritual e seu tema de abertura do ocultismo.
Pinóquio, uma vez que ele recuperou a consciência, escapou da prisão da vida profana e escapou.



Página Anterior Próxima Página Home